Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

1.    RESUMOS E ARTIGOS COMPLETOS
1.1  Os Resumos devem seguir as seguintes normas.

a)    O comunicador de Comunicação Oral deverá apresentar um resumo com no mínimo 300 (trezentas) e no máximo 500 (Quinhentas) palavras, o qual deverá ser apresentado em formulário próprio para a inscrição e enviado para o e-mail: simposiogeofafi@gmail.com O resumo deve apresentar-se claro e conciso, destacando-se os aspectos de maior importância e interesse. Deve ser redigido de forma impessoal, ressaltando objetivo(s), métodos e, dependendo do andamento da pesquisa/trabalho, resultados e conclusões, com a seguinte metodologia: espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11 com alinhamentos justificados. Título em maiúsculo e negrito, centralizado. O nome do proponente deve vir abaixo do título, nome e sobrenome, somente e primeira letra maiúscula, alinhamento à esquerda. O vínculo institucional deve aparecer logo após o nome, na mesma linha, em maiúsculo e entre parênteses. Máximo de 03 (três) palavras-chave. O e-mail do proponente deve ser posto abaixo do nome. Abaixo do e-mail deverá aparecer o nome do orientador e a filiação institucional, como segue abaixo:




BASES FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO BRASIL


Sérgio R. Ferreira dos Santos (FAFIUV)
Orientador: Prof. PhD. Kenitiro Suguio (USP-IGC)



RESUMO:

GeografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiaGeografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiaGeografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiaGeografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiaGeografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiaGeografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografiageografia

PALAVRAS-CHAVE: Geografia, Geografia, Geografia.



1.2  Artigos

O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho, devendo padronizá-lo dentro das recomendações das normas técnicas, adotando formatações para a apresentação formal e estética do conteúdo do documento.
A UNESPAR - FAFIUV segue com as orientações do Manual de Normalização Bibliográfica para Trabalhos Científicos (Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa).

1.2.1     Como deve ser iniciado o texto:

O título do artigo deverá ser centralizado, em maiúsculo e negrito. Logo abaixo do título, com alinhamento à direita, deve-se apresentar o nome do autor do texto, apenas com a primeira letra em maiúsculo, seguido do nome deve-se apresentar a filiação institucional entre parênteses. Abaixo do nome deve aparecer o e-mail do autor, sem negrito. O resumo deve aparecer logo em seguida, em fonte tamanho 10. No mínimo de 200 e no máximo 400 palavras.


2.2.2 Regras gerais de apresentação de todo o texto:

1.    Fonte: Fonte tamanho 12: texto (resumo e palavras-chave fonte 10) Fonte tamanho 10: citação, nota de rodapé, paginação Fonte tipo de letra: Arial

2. Margem: Superior - 3cm Direita - 2cm Inferior - 2 cm Esquerda - 3 cm Citação longa - 4 cm da margem esquerda Parágrafo - 1,5 cm

3. Espacejamento: texto = 1,5cm citações longas (+3 linhas) = simples referências = simples com espaço duplo entre cada uma delas nota da folha de rosto = simples títulos da seções e subseções = simples texto que separa seção e subseções= dois espaços duplos epígrafe = simples resumo/abstract = simples nota de rodapé = simples

4. Paginação: Utilizar algarismos arábicos (fonte 10) no canto superior direito a 2cm da borda superior e a 2 cm da margem direita.

5. Citação: É a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte (revistas, livros, internet, CD-Rom, disquete, fita de vídeo) para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. CITAÇÃO DIRETA - É a transcrição literal de um texto ou parte dele; CITAÇÃO INDIRETA – É a reprodução das idéias de um outro autor, sem que haja transcrição literal dos termos. Deve sempre indicar a fonte de onde foi retirada a idéia. Exemplos: Para Comparato (2003, p. 8), “Foi durante o período axial que se enunciaram os grandes princípios e se estabeleceram as diretrizes fundamentais da vida, em vigor até hoje.” “Um conjunto qualquer de entes e nexos é uma configuração e é um substrato.”(ROMERO, 2003, p. 35). Como diferentes programas podem adotar enfoques diversos, conforme os pressupostos teóricos que norteiam a equipe e as condições nas quais o projeto se desenvolve, as decisões a serem tomadas são específicas de cada um. (BRASIL, 1976).


6. REFERÊNCIAS: É um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos nos diversos tipos de formato. AUTORIA: Sobrenome do autor em maiúsculo, seguido do(s) pré-nome(s) descritos com as letras abreviadas.

Exemplos:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 4v. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14.pdf> Acesso em: 10 ago. 2008.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Diretrizes curriculares para a área códigos e linguagens. 3ª v. Brasília, 1997.

PIVETA, S. Prestação de serviço à comunidade: espaço informativo, possibilidade de reflexão. 1998, 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 1985. SOUZA, T. M. de. Meio ambiente e gestão participativa. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 15.


Nenhum comentário:

Postar um comentário